A prata recebeu esse nome por quê?

Conhecida como metal precioso, até por conta do esforço realizado para conseguir esse tipo de minério, a prata recebeu esse nome por quê?

No entanto, para isso é preciso que você entenda sobre a origem e a história deste minério no mundo. Somente dessa forma você entenderá porque as jóias de prata fazem tanto sucesso entre os consumidores.

A prata recebeu esse nome por quê?

Aliás, você sabia que devido a raridade que se encontra esse minério puro, os produtos de prata, inclusive as joias, surgem nas prateleiras como subprodutos dos outros minerais?

Por isso, este conteúdo explicará que a prata recebeu esse nome, além de mostrar tudo que envolve o minério deste metal tão valioso. Acompanhe!

Algumas curiosidades sobre a prata

Maleabilidade e ductilidade são as principais características da prata, além do seu intenso brilho metálico. Mais adiante você entenderá a conexão dessa informação com o nome da Prata.

Além disso, esse metal possibilita a produção de lâminas com 0,003 mm de espessura e fios de 100 m, com peso de aproximadamente 38 MG. Vale ressaltar que duas peças de prata têm a possibilidade de serem soldadas e marteladas, com a ressalva que devem ser aquecidas a 60° C, onde o ponto de fusão chega a 960° C. 

Não é por acaso que estamos falando do melhor metal quando o assunto é conduzir a eletricidade e o calor, com alguns compostos que se assemelham a minérios de ouro e cobre. 

Em suma, existem quatro maneiras de conseguir o minério de prata na natureza, você o encontra em seu estado puro, mineral, vestígios de metal e liga. 

O metal mais rico de em nosso planeta atualmente, é como um sinal de metais, juntamente com outros minérios. Dessa forma, é possível extrair a prata como minério de cobre-níquel, cobre, chumbo-zinco e chumbo. 

Naturalmente, o mais concreto é encontrá-la como um composto. Trata-se de um metal tão raro que no ano de 2014 foi estimado que o número total de prata fina disponível em todo o mundo era de 26.800 toneladas.

Grande parte dos minérios de pratas estão localizadas no Peru, México, Bolívia, Austrália, China, Polônia, Sérvia e Chile. No entanto, para encontrar a prata em sua forma mais pura é necessário buscar na crosta terrestre, com disponibilidade de somente 8,08 partes por milhão.

Afinal, por que a prata recebeu esse nome?

A prata recebeu esse nome principalmente porque na tabela periódica ela é reconhecida como Ag. É um símbolo que vem do latim argentum, cuja introdução significa “brilhante” ou branco metal. 

Além disso, a prata é um metal em transição. Ou seja, é ideal para a formação de compostos e um metal que ocorre em filões e conta com o brilho intenso e metálico. 

1000: por que a prata recebeu esse nome? 

Você já ouviu alguém chamar a prata de 1000? A prata recebeu esse nome quando foi encontrada em seu estado puro. Atualmente, é usada em processos eletrolíticos e químicos.

No entanto, esta espécie é bastante maleável e não é utilizada na fabricação de jóias. Isso porque para que a prata seja resistente e tenha a maleabilidade suficiente para se tornar resistente, ela deve ser produzida através de ligas com outros metais em sua composição. 

Conheça os tipos:

  • Prata 950: possui 95% de prata pura e 5% de liga de cobre e latão. Totalmente adequada para a produção de jóias artesanais, visto que possui alto brilho e grau de resistência;
  • Praça 925: conta com 92, 5% de prata pura e 7,5% de liga. Bastante usada na fabricação de joias, também é chamada de prata de lei.
  • Prata 90 ou 900: essa é a prata de menos valor. Afinal, é fundida em altas temperaturas. É bastante útil no banho de objetos de cobre, ferro, latão, estranho entre outros metais.

Conheça mais sobre a utilização da prata em jóias

Agora que você já sabe porque a prata recebeu esse nome, chegou o momento de entender um pouco mais sobre este metal tão precioso, assim como a platina e o ouro.

A prata recebeu esse nome por quê?

Não é por acaso que suas propriedades químicas e físicas são utilizadas por variadas indústrias, somente a eletrônica que usufrui de sua resistência à corrosão. No mercado de jóias, a prata 925 é bastante conhecida por conta da sua estética, sendo considerada por muitos como a mais apropriada para a produção dos acessórios.

Infelizmente, é verdade que as jóias de prata possuem fácil oxidação, já que a adição do cobre e latão na liga, é responsável por escurecer o objeto de maneira mais rápida. 

No entanto, diversas empresas já cuidaram deste quesito e são fabricadas aquelas que se denominam pré-liga. Assim, é facilitado o desempenho durante a produção manual, assim como uma fundição.

Inclusive, aqui na Cravo, você se encantará com a beleza e qualidade de nossas jóias. Para estar por dentro de todos os lançamentos de nossa loja, acompanhe o Instagram @cravobeachwear. Você não vai se arrepender?