A prata fica preta no corpo? Entenda o motivo!

Como você já deve ter percebido, a prata fica preta no corpo por perder seu brilho no decorrer dos anos. Isto acontece por diversos fatores encarregados pelo escurecimento do acessório, dentre eles está a falta de zelo.A prata fica preta no corpoIsso ocorre por se tratar de um material nobre que é muito utilizado na produção de uma variedade de jóias. Além de suas vantagens como o valor em conta, ecletismo e uma primorosa estética.Mas, há alguns contratempos específicos que seus usuários sofrem com seus objetos, que são a oxidação e escurecimento. Então por qual motivo a prata fica preta no corpo com o decorrer dos anos?A oxidação ocorre por diversos elementos como suor, enxofre, ácido úrico. Dessa forma, é criada uma camada de sulfato no acessório e assim causa o efeito de escurecimento. Com isso, a prata vai perdendo gradativamente sua característica reluzente e se desgasta na mesma proporção, ao passar dos anos.Porém, há maneiras de evitar esta adversidade. Uma forma é não utilizar o acessório ao manusear os produtos químicos. É interessante depositar em um local de segurança.Além dos mais, há outras maneiras de clarear pratas que escurecem. Dentre as maneiras, está usar o flúor contido em pastas de dentes ou buscar por itens e higiene especializados.CONHEÇA JÓIAS EM PRATA ESTILOSAS

Entenda como a prata fica preta no corpo

O motivo pelo qual a prata fica preta no corpo está ligado à camada de sulfato de prata que é produzida sobre a peça. Assim, esta camada que tem a cor escura e que é causador do seu escurecimento. Além de tudo, ela aparece pelo motivo e reação do acessório em contato com o composto de enxofre, ou seja, o dióxido de enxofre encontrado no ambiente.Aliás, o enxofre é encontrado na atmosfera. É oriundo dos gases produzidos pela queima de combustível de automóveis e também itens de beleza que carregam esse elemento em sua composição.Em contrapartida, o suor tem seu  potencial que responde porque a prata fica preta no corpo. Principalmente, porque ele é composto de sais minerais dissolvidos e água.Além disso, os sais, especialmente o cloreto de sódio, misturam-se com o dióxido de enxofre ou gás sulfídrico. Assim, causa o aceleramento efeito do escurecimento.Outro ponto é que os altos níveis de ácido úrico se tornam agentes que auxiliam a prata a escurecer no corpo. Porém, o real motivo tem relação com o processo natural. Isto quer dizer que acontece independente do organismo que a usa.

Por que o ácido úrico escurece a prata?

Com o elevado nível de ácido úrico presente em nosso organismo, a prata fica preta no corpo. Isto significa que o ácido é uma substância que aparece de forma natural em nosso organismo.Isso pelo fato dela aparecer como resultado da quebra de moléculas de purina, por ações de enzima xantina oxidase, ou seja, proteínas inseridas nos alimentos.Logo depois de serem usadas, as purinas são degradadas, se transformando em ácido úrico, onde uma fração permanece no sangue e a outra é descartada pelos rins. Assim, com essa elevada concentração do ácido no organismo, a prata fica preta no corpo.Contudo, é importante saber que ela pode gerar problemas em sua saúde. Como, por exemplo, propensão em desenvolver problemas cardiovasculares, dores nas articulações e problemas nos rins. Portanto, é fundamental limpar a prata. 

Maneiras de clarear e limpar prata

Agora que já foi esclarecida a razão pela qual a prata fica preta no corpo, é ideal compreender como operar em situações para clarear o acessório. Inicialmente, o uso do flúor (que é um composto dos cremes dentais) pode ser muito útil.Sendo assim, se você passar no objeto esfregando com leveza nas mãos, com o auxílio de uma escova de dentes macia e logo após, secar correntemente, o item estará reluzente.É interessante pontuar que há produtos com esta finalidade para fazer uma limpeza em seu acessório, que podem ser adquiridos em estabelecimentos personalizados.

Dicas de como evitar que a prata fique preta no corpo

Há algumas formas de zelar pelo seu acessório, nas quais evitam que a prata fique preta no corpo. Sendo assim, alguns métodos essenciais, são:
  • Evite quedas para não ocasionar danos;
  • Coloque a prata em um local adequado e recluso das outras joias;
  • Evite a utilização de itens que levam enxofre e cloro. Dessa forma, a prata não oxida ou mancha;
  • Se o acessório possui marcassitas evite o contato com água. Assim as pedras evitam que a desgrudam;
  • Se por acaso o item oxidar, comece um polimento com produtos próprios e flanela macia. 
O item Monzi deve ser evitado, mesmo que seja ideal para higienização, não pode ser utilizado em objetos que compõe pedras naturais, madrepérolas e pérolas cultivadas na prata. 

Onde adquirir acessórios que evitam a prata de ficar preta no corpo? 

Agora que você já sabe porquê a prata fica preta no corpo, saiba o de adquirir acessórios masculinos que minimizem este efeito por conta de sua excelente qualidade: a loja Cravo.Clique Aqui e Conheça as PeçasAqui temos diversas peças exclusivas e pensadas para a autoestima e elegância do homem moderno. Para mais informações, continue acompanhando nosso blog e siga o Instagram @cravobeachwear agora mesmo! 

CRAVO BEACHWEAR

10%OFF

Cupom:
” blogprimeiracompra “

Oferta Exclusiva
Compre nossas joias, óculos e shorts usando nosso cupom de desconto!

Clique na imagem e use o cupom!